quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Tratamento descoberto no Google salva a vida de bebê
Quando o casal Stuart e Lucy Hay ouviram dos médicos que Thomas, seu filho que nem havia nascido ainda, teria menos de 5% de chance de sobreviver ao parto devido a uma hérnia hiafragmática congênita - uma espécie de buraco no diafragma que faz com que orgãos do abdômen se desloquem para o tórax -, a primeira reação foi de desespero. Mas uma descoberta realizada no Google salvou o filho, que hoje cresce saudavelmente.

Foi o site de buscas que indicou aos pais de Thomas um tratamento chamado Oclusão Traqueal Fetoscópica, desenvolvido recentemente por um cirurgião do King's College Hospital, em Londres, que realizava o procedimento em toda a Grã-Bretanha (Stuart e Lucy são do País de Gales). Inserindo um pequeno balão na traqueia do bebê, o procedimento impede a saída do líquido pulmonar, forçando os pulmões a crescer e impedindo o deslocando dos orgãos do tórax.

Stuart e Lucy ouviram dos médicos que o bebê tinha 50% de chances de sobreviver ao parto e que eles tinham a opção de interromper a gravidez ou assumir os riscos e aguardar até o nascimento. Foi na primeira consulta com a equipe do King's College Hospital que eles ficaram sabendo que, como o tamanho do pulmão de Thomas havia diminuido, a chance de sobrevivência era de apenas 5%.

A cirurgia durou 20 minutos, abrindo um corte na barriga da mão para depois atravessar o útero e a placenta. Após isso, o balão foi inserido pela boca e inflado nos pulmões. Um ano após a operação, Thomas cresce saudavelmente e surpreendeu os médicos com sua boa recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário