quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Facebook: Fortuna de Mark Zuckerberg cai pela metade em seis meses

A estreia decepcionante no mercado de ações do Facebook pesou sobre a fortuna de seu fundador e presidente-executivo, Mark Zuckerberg. Seu patrimônio líquido caiu quase pela metade, de 17,5 bilhões para 9,4 bilhões de dólares, entre março e setembro. Ele despencou para a posição número 36, ante o 14º lugar um ano atrás, segundo ranking divulgado pela revista Forbes.

A rede social entrou na bolsa no dia 18 de maio com o valor de 38 dólares, mas desde então elas só caíram. Zuckberg anunciou recentemente que não venderá ações nos próximos 12 meses. O objetivo é reduzir a quantidade de ações disponíveis no mercado.

-
Ranking da Forbes

O ranking divulgado nesta terça-feira mostra que o patrimônio líquido dos norte-americanos mais ricos cresceu 13% no último ano para 1,7 trilhão de dólares. Figuras conhecidas ocupam de novo o topo da lista anual da publicação, incluindo Bill Gates e Warren Buffett.
O patrimônio líquido médio dos 400 norte-americanos mais ricos subiu para o recorde de 4,2 bilhões, segundo a revista. O crescimento de 13% da riqueza dos mais ricos ultrapassou de longe o da economia global, ajudando a ampliar o abismo entre ricos e pobres.
Bill Gates, presidente da Microsoft, encabeça a lista pelo 19o ano consecutivo, com 66 bilhões de dólares, aumento de 7 bilhões de dólares frente a um ano antes.
Warren Buffett, presidente do conselho e presidente-executivo do conglomerado de seguros Berkshire Hathaway, ficou em segundo lugar, com 46 bilhões de dólares, seguido de Larry Ellison, presidente da fabricante de softwares Oracle, com 41 bilhões de dólares.
Os irmãos Koch, Charles e David, que comandam o conglomerado de energia e produtos químicos que leva seu nome, a Koch Industries, ficaram juntos em quarto, com 31 bilhões de dólares, disse a Forbes.
Não houve mudanças de posição nos primeiros cinco nomes do ranking em relação ao ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário